• Escape

Brasileiros no programa Memória do Mundo da UNESCO

A ONU Brasil acaba de anunciar que três acervos brasileiros foram aprovados e passam a fazer parte do registro internacional do programa Memória do Mundo da UNESCO.


>O Arquivo Pessoal de Nise da Silveira – o acervo está disponível para visitação no Museu do Inconsciente, do Rio de Janeiro e foi proposto pela Sociedade de Amigos do Museu. Essa indicação garante a preservação dos ensinamentos da renomada psiquiatra brasileira. Através de cartas trocadas com Carl Jung deu abertura para a entrada da psicologia jungiana na América Latina.


>Coleção Educador Paulo Freire – a coleção eterniza os pensamentos de Paulo Freire, um dos educadores de maior renome da História do Brasil. Criador da pedagogia crítica e nomeado Patrono da Educação Brasileira pela Lei 12.612 de 13 de abril de 2012.


>Acervo Antonio Carlos Gomes – o famoso compositor brasileiro de óperas e o primeiro a ter suas obras apresentadas no Teatro Alla Scala, na Itália. Compositor de dois mundos, contou com a ajuda do Mudeo do Teatro Italiano e diversas instituições brasileiras participaram da proposta de submissão ao programa.


O projeto da agência da ONU visa preservar e divulgar patrimônio documental de diferentes partes do mundo, e já contam com 427 coleções e documentos de todos os continentes. Além dos inscritos acima citados, outros previamente inscritos no cadastro mundial, estão a Rede de Informação e Contrainformação do Regime Militar no Brasil e o Arquivo Arquitetônico de Oscar Niemeyer.


O programa Memória do Mundo se divide em três níveis: global, regional e nacional. E conforme Adauto Soares, Coordenador do Setor de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil: “Todas as submissões brasileiras foram aceitas. Isso deve ser um motivo de orgulho para o país. Agora, o Brasil tem dez acervos inscritos no registro internacional.”


 

REVISTA ESCAPE_ 
Matéria escrita por: Juliane Sperotto | Fonte: Nações Unidas Brasil | Jornalista Responsável: ++++++ ++++ | Revisão Ortográfica: Juliane Sperotto | Editoração, Layout e Web Design: Daniel Cunha

Para maiores informações mande o seu e-mail para revistadigitalescape@gmail.com

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo