top of page
  • Foto do escritorEscape

Quaranoids os “humanóides do isolamento social”

Quaranoids: Uma série de ilustrações que representam “humanóides do isolamento social” que surgiram durante o distanciamento provocado pela pandemia

Germanóide do Guacala Illustration Studio, um dos Quaranoids de Mat Bisher

O estresse causado pelo distanciamento social do Covid-19 por vezes, seguido do receio de contrair a doença, está fazendo com que a maioria de nós nos sintamos um pouco enlouquecidos. Mat Bisher, diretor de criação da McCann em Nova York, queria documentar isso de uma forma criativa e, ao mesmo tempo, ajudar a minimizar (mesmo que modestamente) o impacto deste estresse.


Então, ele criou as personagens da quarentena, que ele chama de quaranoids, e pediu a artistas de todo o mundo que figurassem e ilustrassem cada um de seus personagens. "Embora alguns de nós possam estar sozinhos, estressados ​​e neuróticos, todos estamos vivendo essa experiência", diz Mat. "A esperança é que quando as pessoas se vêem, a si mesmos ou a outros conhecidos, representados em um dos personagens quaranoids sintam um senso de conformidade e possam rir e compartilhar".

Atualmente, dezesseis personagens estão ganhando vida com doze ilustradores incrivelmente talentosos, incluindo MC Wolfman, Fabio Buonocore, Guacala Illustration Studio, Tim Easley, Clare Mallison, Serge Seidlitz, Derek Marks, Ali Mac, Allan Ohr e Max Prentis. "O objetivo é continuar adicionando personagens enquanto as pessoas gostarem (penso em novos a cada hora) e novos artistas estão chegando todos os dias", acrescenta Mat.

Os personagens em destaque incluem Hoardenoid, ilustrado por MC Wolfman com uma descrição que diz que o personagem é uma das causas da falta do papel higiênico e outros produtos nos supermercados.

Depois, há a representação de Germanoid, do Guacala Illustration Studio, que "sempre foi uma aberração pura, mas o vírus legitimou seus medos". Acho que todos podemos nos relacionar um pouco com Streamanoid, ilustrado por Tim Easley, que em uma espreguiçadeira meio humanóide onde “sessenta horas de The Wire eram apenas um pequeno aquecimento para sua maratona".

Ainda há mais quaranoides para ilustrar e, se você quiser dar vida a um, poderá navegar pelos personagens disponíveis no site dedicado aos matano.

Um que espera ser ilustrado é o polianananóide. "Ela é uma daquelas pessoas que acredita que esse vírus foi a melhor coisa que poderia acontecer e que a raça humana emergirá completamente alterada para melhor por causa disso", diz Mat. "Não sei se subscrevo completamente a isso. Acho que os seres humanos têm uma capacidade bastante previsível de voltar ao comportamento do status quo assim que as circunstâncias voltarem. Ainda assim, espero que emerjamos do outro lado disso com todos nós sabendo que, em última análise, somos uma espécie coletivamente frágil e sejamos um pouco mais gratos".

Existe algum personagem que você se sinta mais próximo? "Posso dizer que os primeiros saíram de mim imediatamente quando comecei a escrevê-los: Hoardenoid, Teachanoid, Boozenoid, Germanoid e Weaponoid, mas eu realmente amo todos eles. Toda vez que uma ilustração nova aparece na minha caixa de entrada, é como o Natal. Não tenho como agradecer o suficiente a comunidade global de ilustradores. O trabalho deles com os Quaranoids foi incrível e encorajo todos os membros da comunidade criativa a usá-los em seus projetos comissionados".

Hoardenoid por MC Wolfman
Streamanoid por Tim Easley
Arma por Fabio Buonocore
Teachanoid por Fabio Buonocore
 

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page